Turma:
2° ano
Projeto:
“Eu e os animais”
Turma:
2º ano
Objetivos:
Proporcionar
aos alunos conhecer o habitat dos animais, sua alimentação, origem,
diferenças, semelhanças e curiosidades. Descobrir quais animais são
do Brasil e quais são de outros lugares.
Observar atitudes de
convivência entre os animais que possam servir de exemplo para
torná-los mais sensíveis quanto ao relacionamento em grupo.
Comparar
o que conta nas histórias e músicas com a realidade observada no
passeio ao zoológico.
Aproveitar
o passeio para quantificar os animais e leitura das placas de
identificação dos animais explorando a linguagem oral e escrita.
Sensibilar
os alunos sobre a importância de respeitar todos os animais, fazendo
com que eles se comprometam com esta causa e levem essa mensagem para
as pessoas de seu convívio.
Objetivos
Específicos:
- Colaborar para uma aprendizagem reflexiva;
- Desenvolver atividades dinâmicas e construtivas;
- Ler e ouvir com atenção as histórias que tratam sobre os animais;
- Enriquecer o vocabulário através dos contos trabalhados em aula;
- Internalizar valores, como por exemplo, a solidariedade;
- Despertar o interesse pela leitura, escrita;
- Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
- Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, quanto a sua alimentação quanto as suas características especificas;
- Relacionar os animais quanto a seriação e classificação;
- Classificar os animais entre aquáticos, terrestres e aéreos quando a locomoção, bem como se são domésticos ou selvagens e sua pelagem (penas, pêlos e escamas).
Atividades:
- Leituras;
- Brincadeiras;
- Jogos corporais e de mesa;
- Desenhos;
- Construção de animais com sucatas;
- Músicas e danças;
- Dobraduras;
- Mímicas;
- Contrução de frases, textos e palavras sobre o tema tratado;
- Cruzadinhas, caça-palavras e outras atividades de escrita;
Texto
coletivo produzido pelo 2° ano
Era
uma vez uma turma do segundo ano que era muito grande. Os alunos eram
muito curiosos, espertos, alegres e cooperativos.
A
turma queria aprender mais sobre os animais, então, juntamente com a
professora, montaram um projeto.
Durante
o projeto fizeram um passeio ao Jardim Zoológico. Encontraram
animais interessantes e de várias espécies.
Algumas
crianças estavam interessadas em conhecer as cobras e outras
adoraram as lontras. O passeio foi muito legal e divertido.
Cada
aluno pesquisou sobre um animal e apresentou para a turma, também
criaram uma atividade para fazer com os colegas.
Na
Multifeira da escola os alunos explicaram para os pais o projeto
estudado.
As
famílias adoraram a amostra dos trabalhos e as apresentações.
Foi
muito legal aprender mais sobre os animais.
Professora
Denise
Os alunos ficaram
muito entusiasmados com o trabalho e eu muito contente com os
resultados e com a participação das famílias. Tenho certeza que
conquistamos aprendizagens significativas com esse projeto.
SEMANA
DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Os
alunos do 7º ano estão estudando os conteúdos em História sobre
o trabalho e a contribuição social do negro na sociedade brasileira
durante o período colonial no Brasil. Com o objetivo de refletir
sobre o negro na atualidade, foi feito um trabalho em grupos, cujo
os temas estavam voltados para os hábitos alimentares, a música, a
dança, os esportes e as celebridades negras.
Após
a apresentação dos trabalhos, a turma teve a oportunidade de
degustar um delicioso bolo nega maluca e brigadeiros, que foram
trazidos pelos colegas da turma.
Alguns
desses trabalhos serão apresentados durante a Hora Cívica no dia
20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Profª
Gladis
A Escola Matheus Grimm aderiu ao projeto “ Vereadores Mirins” que está sendo desenvolvido pela Câmara de Vereadores de Dois Irmãos. Foi realizada uma entrevista com algumas famílias no bairro Portal da Serra, pelos alunos do 8º ano, com o objetivo de ouvir as pessoas da comunidade em relação aos problemas enfrentados diariamente pelos moradores solicitando, ao mesmo tempo, sugestões de melhorias para o bairro.
A
maioria das pessoas entrevistadas apontou que falta um espaço para
área de lazer com atividades que estivessem voltadas tanto para os
jovens como para os idosos. Solicitaram o alargamento da rua
principal que dá acesso ao bairro, próximo à BR, devido ao grande
fluxo de entrada e saída de veículos, a construção de uma rótula
na BR, a colocação de redutores de velocidade na rua Walter
Schneck, a instalação de uma farmácia e posto de saúde no bairro
e reformas na escola Matheus Grimm. O projeto está sendo coordenado
pela professora Gladis M. Haas, na disciplina de História, com o
apoio e incentivo da equipe diretiva da escola.
O
resultado da pesquisa foi apresentado na Câmara de Vereadores no dia
24 de agosto, durante as Sessões Mirins, pelas alunas Sáskia Tauana
dos Santos Wickert do 8º ano e Dara Cariel de Souza do 9º ano e
para os alunos do 6º ao 9º ano, na Hora Cívica no dia 05 de
setembro.
Na
segunda etapa do projeto foram ouvidos os professores, os alunos do
5º ao 9º ano, os membros do CPM e do Conselho Escolar e os
funcionários da escola. Foi organizada uma comissão de alunos do 8º
e 9º anos para acompanhar os trabalhos composta pelas alunas Sáskia,
Amanda, Vanessa Prager e Dara. Os resultados serão apresentados no
dia 27 de setembro na Câmara de Vereadores durante a Sessão Mirim,
numa Hora Cívica na escola e na Multifeira que acontecerá em
novembro.
“ Eu acho que é uma boa oportunidade para o bairro mostrar os seus problemas e apresentar novas sugestões, e também, através desse projeto a Prefeitura pode ficar sabendo o que se passa no bairro”. Sáskia Tauana dos Santos Wickert.
“Participar
dessa sessão realmente mudou meu ponto de vista sobre o sistema
Legislativo. A Câmara de Vereadores abriu as suas portas nos dando a
chance de ver além do que normalmente é visto”.
MEMES ANTIDROGAS
Nas aulas de informática e arte, os alunos do 8º ano criaram desenhos dos MEMES (tirinhas do facebook) ANTIDROGAS, ilustrando situações e conscientizando as pessoas quanto ao perigo das drogas.
Professoras: Maria Bianca Henrich e Patricia Döerr













Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário.