sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Semana da Consciência Negra

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA MATHEUS GRIMM

Ao longo entre os dias 16 e 20 de novembro, aconteceram várias atividades relacionadas ao tema, organizados pelos professores da escola, ou por meio da participação especial de profissionais envolvidos com o assunto que foram convidados para compartilhar com toda a comunidade escolar o seu conhecimento.
As atividades na disciplina de História e Geografia em relação a contribuição cultural dos povos africanos e afrodescendentes no Brasil já foram organizadas para essa semana desde o mês de outubro. Todas as turmas fizeram trabalhos relacionados com o assunto de forma individual ou através da organização de slides no laboratório de informática. A Profª Gladis selecionou uma lenda africana gaúcha na turma do 6º ano para apresentar na Hora Cívica no Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro. Alunos do 7º ano também leram uma parte da pesquisa que foi feita sobre Zumbi dos Palmares.
Durante a Semana da Consciência Negra, os alunos do 6º ao 9º ano, brincaram na aula de História a música escravos de jó que havia sido baixada pela Profª Bianca. A Profª Gladis convidou o grupo Matagal que está sob a coordenação do mestre Márcio Malgarin, professor Marco Schmitt e Adão Oliveira, do bairro Navegantes, para apresentar-se na escola no dia 17. Os alunos e professores tiveram a oportunidade de participar de uma aula sobre capoeira nesse dia. A Profª Papa(Patrícia Döerr), confeccionou com os alunos da tarde bonecos de pano. Ela explicou para os alunos que as mães africanas para acalentar os seus filhos rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas.
A pedagoga Bárbara E. da Rosa convidou a umbandista Nara Beatriz de Souza de Novo Hamburgo, para conversar com os alunos do 7º e 8º anos no dia 20, sobre a religiosidade afrodescendente na atualidade. Ela estabeleceu na sua fala pontes com as outras religiões e falou sobre a importância do respeito ao meio ambiente e da paz interior. A Profª Mara R. Korndörfer, está trabalhando em Português com os alunos lendas africanas e indígenas.
Agradecemos em especial aos nossos convidados, aos professores da escola, à direção e o envolvimento dos alunos.
Depoimento sobre a dança capoeira da aluna Natália Stoffel Lauck 7º ano
Gostei, é legal, explicaram a história da capoeira, falaram também sobre os instrumentos que eles utilizam, tocaram uma vez para nós ver como é e depois ele chamou alunos e professores para ir lá participar, deu dicas da forma de caminhar e com isso ia se iniciando a capoeira, fez um círculo e alguns alunos foram lá no meio para apresentar.
Depoimento do aluno Arthur Guilherme Corrêa Nascimento 7º ano
Me emocionei muito com a história que o Adão contou sobre os negros. Depois aprendi olhando o mestre Márcio tocando berimbau e pandeiro. Gostei muito quando eles dançaram com os nossos colegas e foi engraçado.
Profª Gladis M. Haas – História e Geografia.


Capoeira






































Escravos de Jó






Hora Cívica





Nara Beatriz de Souza de Novo Hamburgo, conversou com os alunos do 7º e 8º anos no dia 20, sobre a religiosidade afrodescendente na atualidade




Atividades realizadas com o 3º ano







Atividades realizadas com o 7º e 8º anos






Atividades realizadas com o 9º ano










Atividades da aula de Arte







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário.