sábado, 3 de abril de 2010

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Matheus Grimm





História da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Matheus Grimm

Os filhos dos primeiros moradores do bairro Portal da Serra deslocavam-se todos os dias até o antigo “Grupo Escolar” para estudar. Com a vinda de mais moradores ao bairro surgiu a necessidade da construção de uma escola neste local. Por isso, em 1983, construiu-se uma escola no bairro para facilitar o acesso a ela.
As aulas iniciaram em 03 de março de 1984, e aos vinte dias do mês de março do mesmo ano, realizou-se a primeira reunião de pais com a presença do então Diretor de Ensino Municipal, professor Osório Ernesto Schneider, Diretora da Escola professora Judith Müller, Supervisora do Ensino Municipal, professora Ivone T. Neumann Moraes. Nessa reunião foi colocado aos pais a importância da escola para a comunidade, a obrigação dos pais de mandar seus filhos à escola diariamente e da colaboração mútua entre professores e pais. Falou também da vontade da administração municipal em organizar uma feste de inauguração da escola. Decidiu-se o dia 06 de maio. Escolheu-se o senhor Hugo Schneck para presidir a comissão de festeiros.
Conforme decisão na reunião, a inauguração oficial da Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Professor Matheus Grimm, assim denominada no ato da criação, ocorreu dia 06 de maio de 1984.
Na assembléia do dia 13 de julho de 1984, a diretora da escola, reuniu-se com os pais com a finalidade de fundar seu CPM – Círculo de Pais e Mestres, conhecer seu estatuto e elger sua primeira diretoria e do conselho fiscal. Ficou assim composta:
Presidente: Anselmo José Schenckel
Vice-presidente: José Pienegonda
1º secretário: Prof. Marilene Klauck
2º secretário: Guido Schneck
1º tesoureiro: Prof. Ilse Krauspenhar dos Santos
2º tesoureiro: Ildo Possebon
Conselho fiscal: Pedro Roque Hartmann, Larri Becker e Cacildo Kern
Suplentes: Prof. Solange Inês Wiest, Olga Pienegonda e Ivo Reichert.
O extrato do estatuto do Círculo de Pais e Mestres da Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Professor Matheus Grimm foi publicado no diário oficial no dia 23 de maio de 1985.





O BAIRRO PORTAL DA SERRA

A história do Bairro Portal da Serra inicia no ano de 1963, com a chegada da família Schneck, mais precisamente de Vicente Felipe Schneck(in memoriam) e Joana Schneck, casados, com seis filhos, provenientes de Boa Vista do Herval. O casal comprou um lote de terra de Nestor Gregori, à direita de quem entra no bairro, onde hoje há a rua denominada Walter Schneck. A casa que construíram ficava defronte à BR 116. Em função de serem os primeiros moradores do bairro, esse passou a ser denominado Vila Schneck. Com o passar do tempo os filhos casaram e cada um recebeu um pedaço de terra, ficando todos próximos uns dos outros.
Em 1969, o bairro ganhou um novo morador: Arvelindo Becker, natural de Arroio do Meio, comprou, também, um lote de terra, só que este ao lado esquerdo de quem entra no bairro. Quem vendeu essas terras foi o senhor Felipe Annicker.
Dona Joana e Ademar Becker, filho de Arvelindo Becker, foram unânimes em dizer que a paisagem era formada por mato denso, não existiam estradas abertas, apenas um trilho por onde passavam carroças. As famílias abriam caminhos com foices, surgindo, assim, os “piques” que atualmente são as ruas dos bairros.
Os moradores também salientam que plantavam e produziam o que era de seu consumo. Os principais produtos eram o aipim, o milho, a batata , o feijão, a batata-doce, o amendoim e a cana-de-açúcar. A família Schneck também tinha uma tenda onde eram expostos e vendidos os produtos; durante 40 anos verduras e frutas foram ali comercializados, não somente por pessoas próximas a eles, mas por todos que trafegavam pela BR 116. Os demais gêneros de que necessitavam eram comprados no centro da cidade, que eles chamavam de “vila”.
Como não existia água encanada, fizeram poços e também utilizavam as águas do Arroio Feitoria, que era muito limpo e saudável

Também nessa época não havia escola e igreja no bairro, então precisavam se deslocar até o centro da cidade e estudavam no Grupo Escolar, onde atualmente está instalada a Biblioteca Pública, o Conselho Tutelar e o Corpo de Bombeiros.
Com o passar do tempo, mais precisamente no início da década de 80, a estrutura paisagística do bairro começou a mudar: ruas novas foram abertas, novos moradores vieram e houve inúmeras construções, luz elétrica já havia e a água passou a ser encanada.


RESGATE DOS SABERES

Registrar o que as pessoas mais idosas do nosso bairro já vivenciaram, comparando como escreviam, se vestiam, estudavam é algo que julgamos importante, pois suas experiências nos levam a refletir e comparar o passado com o presente.
Com esse objetivo, os alunos do 4º ano da escola, orientados pela professora Gerta Corotto Boll, convida anualmente algumas vovós que moram no bairro para conversar com os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário.