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DICAS
DE FORMATAÇÃO NO BROFFICE WRITER
NAS
NORMAS ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
Baseado
nas normas da Universidade Feevale
Margens
da página:
Esquerda:
3 Direita: 2 Superior: 3 Inferior: 2
Tipo
de Papel: A4
- Menu Formatar - Página
Fonte:
Letra
Times New Roman ou Arial, tamanho 12.
- Menu Formatar – Caractere
Capa:
maiúsculo,
alinhamento centralizando; elementos obrigatórios devem apresentar a
seguinte ordem: nome da escola; título; subtítulo, se houver; nome
do autor, disciplinas, professores; local/cidade da escola; ano
(somente a data é minúscula o restante maiúsculo).
Parágrafo:
Primeira linha 1,5 cm da margem, alinhamento justificado, espaçamento
entre linhas 1,5 entrelinhas.
- Menu Formatar – Parágrafo – Recuo e espaçamentos
Alinhamento:
Títulos – à esquerda – Texto - justificado
- Menu Formatar – Parágrafo – Alinhamento
Títulos
não Numerados: tamanho
12, negrito, maiúsculo, centralizado, iniciar no topo a 3 cm da
borda, espaçameto depois de 2 enter. Ex: utiliza-se no SUMÁRIO,
INTRODUÇÃO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS
Títulos
Numerado (Capítulos): tamanho
12, negrito, maiúsculo, esquerda, iniciar no topo a 3 cm da borda,
espaçameto depois de 2 enter. Ex: utiliza-se no 1
NOME DO CAPÍTULO 1
Subtítulo
do Capítulo 1:
tamanho 12, sem negrito, maiúsculo, esquerda, iniciar no topo a 3 cm
da borda, espaçameto depois de 2 enter. Ex: utiliza-se no 1.1 NOME
DO SUBCAPÍTULO 1
Subtítulo
do Capítulo 1.1:
tamanho 12, negrito, minúsculo, esquerda, iniciar no topo a 3 cm da
borda, espaçameto depois de 2 enter. Ex: utiliza-se no 1.1.1
Nome do subcapítulo
EXEMPLO
DE FORMATAÇÃO DE TÍTULOS
TITULO
NÃO NUMERADO
1
CAPÍTULO
1.1
SUBCAPÍTULO
1.1.1
Subcapítulo
Inserir
uma quebra de página
- Menu Inserir - Quebra manual – Quebra de página (primeira página).
Inserir
uma tabela
- Menu Tabela - Inserir – Tabela (são numeradas na acima da tabela, Ex: tabela de marketing, tamanho da fonte 10)
Inserir
uma figura
- Menu Inserir - Figura – Do arquivo (são numeradas e legendadas abaixo da imagem o tamanho da fonte 10, à esquerda - Ex: Figura 1: mapa conceitual).
Inserir
o Número de página no Cabeçalho, exceto
no início de cada capítulo.
- Menu Inserir - Cabeçalho – Padrão (use o TAB para localizar o cursor no canto superior direito)
- Menu Inserir - Campo – Número de página (não colocar página em inícios de capítulo, somente nas páginas de sequencia, devido a isto optamos em inserir uma quebra de página para iniciar os capítulos e no formato primeira página.
Citações
Diretas:
até 3 linhas coloca-se dentro do texto, com o sobrenome do Autor e
ano – Ex: Conforme Haetinger (2003).
Com
mais de 3 linhas:
Recuo
de 4 cm, fonte tamanho
10,
justificado, espaçamento simples. Deixar uma linha em branco antes e
uma linha depois da citação – Ex: (HAETINGER, 2003, p. 50)
Indiretas:
Ler
e colocar com suas palavras o que o autor diz, identificando no
parágrafo o nome do autor, ano publicação – Ex: (HAETINGER,
2003)
Sumário:
apresenta
a enumeração de páginas e seções do trabalho.
O
sumário no BROffice Writer pode ser criado com a inserção de
Tabulações.
- Menu Formatar – Parágrafo – Tabulação (escolha um estilo com preenchimento) e utilize a tecla TAB.
O
sumário no MS Word pode ser criado automaticamente (Digite os
títulos e subtítulos após clique em Menu Inserir – Índice –
Índice analítico)
Introdução:
a
introdução é o texto responsável por apresentar um trabalho,
devendo trazer com clareza e objetividade uma ideia do tema que será
desenvolvido.
Desenvolvimento:
é
a parte principal do trabalho, que contém a exposição ordenada do
assunto. Representa o assunto por capítulos, seus títulos e
subtítulos, mantendo relação direta com o tema abordado.
Conclusão:
parte
final do texto, na qual são representadas conclusões
correspondentes do trabalho.
Referências
bibliográficas de livros:
Ex:
DEMO,
Pedro. Metodologia
do conhecimento científico.
São Paulo: Editora Atlas, 2000.
Referência
bibliográfica de Internet:
indicar o site e o dia do acesso.
Ex:
WIKIPEDIA,
Disponível em : - Acesso em:
10/05/2012.
MARABITA,
Elaine (2012) - Revista autismo: Por que
nos prendemos a velhas perspectivas –
Disponível em:
velhas-perspectivas>
- Acesso em: 02/09/2012.
História.
In Britannica Escola Online.
Enciclopédia Escolar Britannica, 2013. Web,
2013. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article-481504>. Acesso em:
14 de agosto de 2013.
2013. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article-481504>. Acesso em:
14 de agosto de 2013.
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