sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Projetos e atividades 2014


Dia da Consciência Negra


Os alunos do 8º ano pesquisaram em duplas sobre alguns alimentos consumidos ou que tiveram origem com os africanos, sobre a vestimenta, a religiosidade, intelectuais, líderes políticos e defensores da igualdade social. O resultado dessa pesquisa foi apresentada na Hora Cívica no Dia da Consciência Negra. Em sala de aula, foram abordados os conteúdos relacionados as leis abolicionistas. Enquanto no 7ºano foram estudados os conteúdos sobre o trabalho e a contribuição cultural dos africanos no Brasil. Em ambas as turmas, foi feito uma reflexão sobre a situação dos afrodescendentes no Brasil levando em consideração o seu trabalho, cidadania e cultural no geral.
Coordenação Professora Gládis Haas

















Calculando com pescaria

Os alunos do 2° ano curtiram a festa de São João realizando pescaria de cálculos, onde puderam se divertir e ao mesmo tempo aprender. Professora responsável Francieli















Trabalho realizado pelo 3º ano na Semana do Meio Ambiente












Passeio com o 3º ano ao Museu de Dois Irmãos















Na semana do meio ambiente foram realizadas várias atividades e em especial nas aulas de informática os alunos fizeram atividades de jogos de separação do lixo, reciclagem, cuidados com a água e o meio ambiente. Assim como, também criaram adesivos para a lixeira do lixo reciclável do banheiro. As turmas de 2º e 3º anos confeccionaram no kolourpaint desenhos de embalagens que são recicláveis e os alunos dos 4º e 5 anos confeccionaram com colagem de imagens da Internet. Posteriormente colaram o adesivo em garrafas pets, enfeitaram e usaram a sua criatividade em sala de aula. Ficaram lindas a lixeiras.








O 7º ano fez maquetes na Semana do meio Ambiente em Geografia, sobre Problemas Ambientais Urbanos e Problemas Ambientais do Campo e tiveram que organizar maquetes sobre o tema. 




A Hora Cívica do mês de maio foi organizada pela turma do 8º ano com a professora Gladis Haas. Como em História eles estavam estudando sobre a Revolução Industrial, a sugestão foi que em duplas eles planejassem algo sobre  diferentes profissões. O tema também veio de encontro com as comemorações do dia do Trabalho. Os alunos se organizaram como turma e escreveram um roteiro sobre a encenação que planejavam fazer. A ideia foi a seguinte:

Inicialmente, mãe e filha trabalhavam na agricultura. A mãe já em idade de se aposentar, procurou uma advogada para encaminhar a sua aposentadoria. Foram mostradas atividades do comércio, duas amigas se cumprimentam e uma delas passou gripe A para a outra. Esta vai ao médico. O motorista de ônibus leva todos aos seus locais de trabalho. Uma pessoa joga lixo para fora da janela do ônibus e o gari fala sobre o seu trabalho.












O 7º ano está estudando a população brasileira em Geografia. Em grupos ou quem preferisse individualmente, eles fizeram um trabalho de pesquisa sobre os imigrantes europeus (alemães, italianos, açorianos), os povos indígenas nativos do Brasil, os negros e os japoneses, grupos étnicos que contribuíram com a formação da população brasileira. Além de textos e cartazes, foi solicitado que trouxessem um símbolo ou alimentos característicos de cada etnia.
Nem todos os alunos aparecem nas fotos justamente porque alguns optaram por fazer individualmente o trabalho.
A apresentação dos trabalhos foi considerada satisfatória e no geral, teve o envolvimento de todos os alunos.










O uso pedagógico do Google Docs na aula de ciências


Identificação:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Matheus Grimm
Ciências e Informática
Professoras: Caroline Cerveira e Maria Bianca Henrich
Turma: 8º ano

Justificativa:
As mudanças vivenciadas na sociedade devido aos avanços tecnológicos,
demandam incorporar às práticas pedagógicas recursos que potencializam o uso da informação e contribuem para um aprendizado mais atualizado em relação aos avanços sociais.

Objetivo geral: Utilizar a ferramenta Google Docs para desenvolver um trabalho nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sobre Drogas e os efeitos causados por elas no Sistema Nervoso Central.

Objetivos específicos: Pesquisar os efeitos das drogas no sistema nervoso central, tanto físicos quanto sociais; Utilizar as ferramentas Google para a elaboração do trabalho; Explorar o GoogleDocs e favorecer o trabalho colaborativo no processo de construção do conhecimento.

Desenvolvimento: Análise de um vídeo sobre os efeitos das drogas no organismo; Pesquisa sobre a droga escolhida pela dupla: origem, curiosidades e o efeito desta no organismo; Criação do e-mail no Gmail; exploração do GoogleDocs, um pacote office incorporado em um ambiente que permite criar, armazenar, compartilhar e editar documentos. A edição é individual mas o acesso ocorreu entre a dupla e as duas professoras. Cada uma contribuiu em sua área, lançando comentários e observações; formatação do trabalho nas normas da ABNT; compartilhamento dos documentos entre as duplas, a fim de socializar o conteúdo pesquisado e postagem de comentários.

Avaliação: Considerou-se: a construção do trabalho; o envolvimento do aluno; o conteúdo exigido; a formatação; os comentários nos trabalhos dos colegas. Os alunos gostaram, pois podiam, simultaneamente, digitar, ver o que o colega construía, fazer comentários e responder às professoras, construindo o conhecimento de forma mais dinâmica.  













Projeto: Matemática e a cultura indígena

Ano: 8º do Ensino Fundamental
Número de Alunos: 12
Disciplinas: Matemática, Artes e Informática
Professora: Silvana Rosa Hessler

JustificativaA escola tem papel fundamental no desenvolvimento de habilidades que permitam ao aluno analisar, interpretar, intervir e modificar situações do seu dia a dia. O aluno caminha em direção a um processo constante de elaboração e reelaboração de conceitos, descoberta e redescoberta de conhecimentos matemáticos e resolução de problemas e desafios.

Objetivos:
Matemática: Mostrar que os desenhos feitos como pintura corporal e no artesanato (cestos, pintura de vasos cerâmicos) e objetos decorativos são formas geométricas a serem trabalhadas na matemática. Que a pintura corporal é utilizada como uma forma de identificar as diferentes tribos.

Arte:Relacionar a arte com a cultura indígena através do seu artesanato e a pintura cultural. Estudar os diferentes tipos e significados do grafismo indígena.

Informática: Pesquisar dados e imagens em sites confiáveis, formatar o trabalho nas normas da ABNT e explorar os recursos do editor de textos BrOffice Writer.

Conteúdos Curriculares:
Simetria axial;
Simetria Central;
Movimento de reflexão;
Movimento de translação e rotação.

Metodologia:
Nas aulas de Matemática:
16/04 – Pesquisa sobre a relação da matemática com os índios e a simetria.
Pesquisa em livros sobre simetrias axial, simetria central, movimento de reflexão, movimento de translação e rotação.
30/04 – Definição/ construção do nome do projeto pelos alunos.
07/05 – Pesquisa no laboratório de informática referente ao projeto – Matemática e a Cultura indígena.
04/06 – Continuação do projeto através de pesquisa em livros.
25/06 – Pesquisa no laboratório de informática sobre pintura corporal e artesanato indígena, coleta de dados e imagens relacionada, observando os sites que são confiáveis.
Formatação do trabalho nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) dividido em: capa, introdução, desenvolvimento(textos e imagens com legenda), conclusão e referências bibliográficas.
02/07 – Entrega, conclusão e autoavaliação do projeto.

Nas aulas de Arte:
24/04 e 01/05 – Foram estudados diferentes tipos e significados do grafismo indígena, empregados em pintura corporal e artesanato com barro e cestarias, registrados em cartazes confeccionados em duplas, bem como confeccionados marcadores de páginas com desenhos, observando a simetria, identificando o significado dos mesmos.

Avaliação: A avaliação deve ser parte integrante do processo ensino-aprendizagem, em que o objetivo não é verificar (através de uma medição) a quantidade de informação “retida” pelo aluno ao longo de um determinado período. O conhecimento é construção humana e social e, o nosso saber, não é construído de um dia para o outro, de uma situação para a outra, do não saber ao saber tudo. Cada indivíduo trabalha e reelabora as informações recebidas, daí a necessidade de se considerar, na avaliação, não somente o produto, mas principalmente o processo. Só a consideração conjunta do resultado e do processo nos permite estabelecer interpretações significativas. Assim sendo, será considerado satisfatório se houver a participação ativa do aluno na demonstração de interesse, empenho, dedicação e esmero na realização das atividades.

Bibliografia:
CASTRUCCI, Benedicto, et alii, A Conquista da Matemática—8º Ano, Editora FTD.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
FEIST, Hildegard. Arte indígena – 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2010.
MORI, Iracema e ONAGA, Dulce. Matemática: Ideias e desafios; 8º ano- Editora Saraiva 2012.
PRODANOV, Cleber Cristiano e ERNANI, Cesar Freitas. Metodologia do Trabalho Cientifico: método e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 1ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2009.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário.