Dia da Consciência Negra
Calculando com pescaria
Os
alunos do 8º ano pesquisaram em duplas sobre alguns alimentos
consumidos ou que tiveram origem com os africanos, sobre a
vestimenta, a religiosidade, intelectuais, líderes políticos e
defensores da igualdade social. O resultado dessa pesquisa foi
apresentada na Hora Cívica no Dia da Consciência Negra. Em sala de
aula, foram abordados os conteúdos relacionados as leis
abolicionistas. Enquanto no 7ºano foram estudados os conteúdos
sobre o trabalho e a contribuição cultural dos africanos no Brasil.
Em ambas as turmas, foi feito uma reflexão sobre a situação dos
afrodescendentes no Brasil levando em consideração o seu trabalho,
cidadania e cultural no geral.
Coordenação
Professora Gládis Haas
Calculando com pescaria
Trabalho realizado pelo 3º ano na Semana do Meio Ambiente
Passeio com o 3º ano ao Museu de Dois Irmãos
Na semana do meio ambiente foram realizadas várias atividades e em especial nas aulas de informática os alunos fizeram atividades de jogos de separação do lixo, reciclagem, cuidados com a água e o meio ambiente. Assim como, também criaram adesivos para a lixeira do lixo reciclável do banheiro. As turmas de 2º e 3º anos confeccionaram no kolourpaint desenhos de embalagens que são recicláveis e os alunos dos 4º e 5 anos confeccionaram com colagem de imagens da Internet. Posteriormente colaram o adesivo em garrafas pets, enfeitaram e usaram a sua criatividade em sala de aula. Ficaram lindas a lixeiras.
O 7º ano fez maquetes na Semana do meio Ambiente em Geografia, sobre Problemas Ambientais Urbanos e Problemas Ambientais do Campo e tiveram que organizar maquetes sobre o tema.
A Hora Cívica do mês de maio foi organizada pela turma do 8º ano com a professora Gladis Haas. Como em História eles estavam estudando sobre a Revolução Industrial, a sugestão foi que em duplas eles planejassem algo sobre diferentes profissões. O tema também veio de encontro com as comemorações do dia do Trabalho. Os alunos se organizaram como turma e escreveram um roteiro sobre a encenação que planejavam fazer. A ideia foi a seguinte:
Inicialmente, mãe e filha trabalhavam na agricultura. A mãe já em idade de se aposentar, procurou uma advogada para encaminhar a sua aposentadoria. Foram mostradas atividades do comércio, duas amigas se cumprimentam e uma delas passou gripe A para a outra. Esta vai ao médico. O motorista de ônibus leva todos aos seus locais de trabalho. Uma pessoa joga lixo para fora da janela do ônibus e o gari fala sobre o seu trabalho.
O 7º ano está
estudando a população brasileira em Geografia. Em grupos ou quem
preferisse individualmente, eles fizeram um trabalho de pesquisa
sobre os imigrantes europeus (alemães, italianos, açorianos), os
povos indígenas nativos do Brasil, os negros e os japoneses, grupos
étnicos que contribuíram com a formação da população
brasileira. Além de textos e cartazes, foi solicitado que trouxessem
um símbolo ou alimentos característicos de cada etnia.
Nem todos
os alunos aparecem nas fotos justamente porque alguns optaram por
fazer individualmente o trabalho.
A apresentação dos trabalhos
foi considerada satisfatória e no geral, teve o envolvimento de
todos os alunos.
O uso pedagógico do Google Docs na aula de ciências
Identificação:
Escola Municipal de
Ensino Fundamental Professor Matheus Grimm
Ciências e Informática
Professoras: Caroline Cerveira e Maria Bianca Henrich
Turma: 8º ano
Justificativa:
As mudanças
vivenciadas na sociedade devido aos avanços tecnológicos,
demandam
incorporar às práticas pedagógicas recursos que potencializam o
uso da informação e contribuem para um aprendizado mais atualizado
em relação aos avanços sociais.
Objetivo geral: Utilizar a
ferramenta Google Docs para desenvolver um trabalho nas normas da
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sobre Drogas e os
efeitos causados por elas no Sistema Nervoso Central.
Objetivos específicos: Pesquisar os efeitos das drogas no sistema nervoso central, tanto físicos quanto sociais; Utilizar as ferramentas Google para a elaboração do trabalho; Explorar o GoogleDocs e favorecer o trabalho colaborativo no processo de construção do conhecimento.
Desenvolvimento: Análise de um
vídeo sobre os efeitos das drogas no organismo; Pesquisa sobre a
droga escolhida pela dupla: origem, curiosidades e o efeito desta no
organismo; Criação do
e-mail no Gmail; exploração do
GoogleDocs, um pacote office incorporado em um ambiente que permite
criar, armazenar, compartilhar e editar documentos. A edição é
individual mas o acesso ocorreu entre a dupla e as duas professoras.
Cada uma contribuiu em sua área, lançando comentários e
observações; formatação do
trabalho nas normas da ABNT; compartilhamento
dos documentos entre as duplas, a fim de socializar o conteúdo
pesquisado e postagem de comentários.
Avaliação: Considerou-se: a
construção do trabalho; o envolvimento do aluno; o conteúdo
exigido; a formatação; os comentários nos trabalhos dos colegas.
Os alunos gostaram, pois podiam, simultaneamente, digitar, ver o que
o colega construía, fazer comentários e responder às professoras,
construindo o conhecimento de forma mais dinâmica.
Projeto:
Matemática e a cultura indígena
Ano:
8º do Ensino Fundamental
Número
de Alunos: 12
Disciplinas: Matemática, Artes e Informática
Professora:
Silvana Rosa Hessler
Justificativa: A escola tem papel
fundamental no desenvolvimento de habilidades que permitam ao aluno
analisar, interpretar, intervir e modificar situações do seu dia a
dia. O aluno caminha em
direção a um processo constante de elaboração e reelaboração de
conceitos, descoberta e redescoberta de conhecimentos matemáticos e
resolução de problemas e desafios.
Objetivos:
Matemática: Mostrar que os
desenhos feitos como pintura corporal e no artesanato (cestos,
pintura de vasos cerâmicos) e objetos decorativos são formas
geométricas a serem trabalhadas na matemática. Que a pintura
corporal é utilizada como uma forma de identificar as diferentes
tribos.
Arte:Relacionar a arte
com a cultura indígena através do seu artesanato e a pintura
cultural. Estudar os
diferentes tipos e significados do grafismo indígena.
Informática: Pesquisar dados e
imagens em sites confiáveis, formatar o trabalho nas normas da ABNT
e explorar os recursos do editor de textos BrOffice Writer.
Conteúdos
Curriculares:
—Simetria axial;
—Simetria Central;
—Movimento de
reflexão;
—Movimento de
translação e rotação.
Metodologia:
Nas aulas de
Matemática:
16/04 – Pesquisa
sobre a relação da matemática com os índios e a simetria.
– Pesquisa
em livros sobre simetrias axial, simetria central, movimento de
reflexão, movimento de translação e rotação.
30/04 – Definição/
construção do nome do projeto pelos alunos.
07/05 – Pesquisa
no laboratório de informática referente ao projeto – Matemática
e a Cultura indígena.
04/06 –
Continuação do projeto através de pesquisa em livros.
25/06 – Pesquisa
no laboratório de informática sobre pintura corporal e artesanato
indígena, coleta de dados e imagens relacionada, observando os sites
que são confiáveis.
– Formatação
do trabalho nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas
Técnicas) dividido em: capa, introdução, desenvolvimento(textos e
imagens com legenda), conclusão e referências bibliográficas.
02/07 – Entrega,
conclusão e autoavaliação do projeto.
Nas aulas de
Arte:
24/04 e 01/05 –
Foram estudados diferentes tipos e significados do grafismo indígena,
empregados em pintura corporal e artesanato com barro e cestarias,
registrados em cartazes confeccionados em duplas, bem como
confeccionados marcadores de páginas com desenhos, observando a
simetria, identificando o significado dos mesmos.
Avaliação: A avaliação deve
ser parte integrante do processo ensino-aprendizagem, em que o
objetivo não é verificar (através de uma medição) a quantidade
de informação “retida” pelo aluno ao longo de um determinado
período. O conhecimento é
construção humana e social e, o nosso saber, não é construído de
um dia para o outro, de uma situação para a outra, do não saber ao
saber tudo. Cada indivíduo trabalha e reelabora as informações
recebidas, daí a necessidade de se considerar, na avaliação, não
somente o produto, mas principalmente o processo. Só a consideração
conjunta do resultado e do processo nos permite estabelecer
interpretações significativas. Assim sendo, será
considerado satisfatório se houver a participação ativa do aluno
na demonstração de interesse, empenho, dedicação e esmero na
realização das atividades.
Bibliografia:
CASTRUCCI,
Benedicto, et alii,
A Conquista da
Matemática—8º
Ano, Editora FTD.
FREIRE,
Paulo.
Pedagogia da
Autonomia: Saberes
necessários à prática educativa, Rio de Janeiro: Paz e Terra,
2000.
FEIST,
Hildegard.
Arte indígena – 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2010.
MORI, Iracema
e ONAGA, Dulce. Matemática: Ideias e desafios; 8º
ano- Editora Saraiva 2012.
PRODANOV, Cleber
Cristiano e ERNANI, Cesar Freitas.
Metodologia do Trabalho Cientifico: método e técnicas da pesquisa e
do trabalho acadêmico.
–
1ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2009.
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